Take a fresh look at your lifestyle.

10 Maneiras de Ser Mais Consciente no Trabalho

0 80

Você não precisa meditar todos os dias para experimentar os benefícios da atenção plena no trabalho.

Aqui estão algumas maneiras de injetar momentos conscientes em seu dia para que você possa desestressar e dar o seu melhor.

A atenção plena pode parecer uma ótima idéia, mas como você se torna mais atento no contexto de um dia de trabalho atarefado?

Você pode ter e-mails, telefonemas, reuniões e apresentações para lidar. E, claro, o seu próprio trabalho!

No meio de tudo isso, como você pode aplicar os princípios da atenção plena para se sentir mais vivo e presente, além de ser produtivo? Aqui estão algumas maneiras populares e outras mais radicais de se estar atento ao trabalho.

1. Seja Conscientemente Presente

A atenção é, acima de tudo, sobre estar consciente e desperto em vez de operar inconscientemente.

Quando você está conscientemente presente no trabalho, você está ciente de dois aspectos da sua experiência momento a momento – o que está acontecendo ao seu redor e o que está acontecendo dentro de você.

Estar atento ao trabalho significa estar conscientemente presente no que você está fazendo, enquanto você está fazendo isso, bem como gerenciando seu estado mental e emocional. Se você está escrevendo um relatório, a atenção plena exige que você dê toda a sua atenção.

Cada vez que sua mente vagueia para coisas como o novo papel de Helen ou o argumento de Michael com o chefe, apenas reconheça os pensamentos e traga sua atenção de volta para a tarefa em mãos (veja como parar de pensar ).

Este cenário parece simples, mas muitos aspectos da sua experiência podem atrapalhar.

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a deixar de ser estúpido e inconsciente no trabalho e mais conscientes e conscientemente presentes:

  • Tome uma decisão clara no início do seu dia de trabalho para estar presente da melhor maneira possível. Faça uma pausa por alguns momentos antes de começar o seu dia de trabalho para definir essa intenção em sua mente.

É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.

Tony Robbins American Author

2. Use exercícios breves e conscientes no trabalho

Exercícios conscientes treinam seu cérebro para ser mais atento.

Quanto mais exercícios conscientes você fizer, mais fácil será para o seu cérebro cair para um estado consciente, otimizando assim sua função cerebral.

No local de trabalho ocupado, é difícil encontrar tempo para um exercício consciente de 30 minutos. Então isso significa que você não pode estar atento ao trabalho? Não. Exercícios conscientes podem ser tão curtos quanto você desejar.

Até um minuto de conexão consciente com um dos seus sentidos pode ser classificado como um exercício consciente. Você não precisa fechar os olhos. Você nem precisa estar sentado.

Seja criativo em encontrar slots no dia para praticar exercícios de atenção plena. Em momentos de pressão excessiva no trabalho, praticar um exercício de mindfulness curto pode ser um salvador.

O processo ajuda a reequilibrar seu sistema nervoso, atenuando a resposta de luta ou fuga e envolvendo a parte sensata de seu cérebro, para que você tome decisões fundamentadas em vez de reagir automaticamente às situações.

10 Maneiras de Ser Mais Consciente no Trabalho
10 Maneiras de Ser Mais Consciente no Trabalho

3. Seja um “único-tarefa”

Tarefas únicas estão fazendo uma coisa de cada vez. A multitarefa está tentando fazer duas ou mais tarefas ao mesmo tempo ou alternando entre as tarefas.

Ninguém pode realmente multitarefa. Na realidade, seu cérebro está loucamente mudando de uma coisa para outra, muitas vezes perdendo dados no processo.

A maioria das pessoas sabe que a multitarefa é ineficaz hoje em dia. Se a multitarefa é tão ineficiente, por que as pessoas ainda fazem isso?

O motivo foi descoberto em um estudo de Zheng Wang, da Ohio State University. Ela rastreou os alunos e descobriu que, quando eram multitarefa, isso os fazia se sentir mais produtivos, embora na realidade estivessem sendo improdutivos.

Outros estudos descobriram que quanto mais você multitarefa, mais viciado você chega a ela.

Aqui estão algumas maneiras de chutar o hábito multi-tarefa e se tornar um super-herói mindfulness:

  • Mantenha um diário de tempo do que você consegue em um bloco de tempo. Exercite-se quando você é único e quando você é multitarefa. Anote o que você conseguiu nesse bloco de tempo e como você estava consciente.

4. Use Lembretes Conscientes

A palavra “consciente” significa lembrar. A maioria das pessoas que leu ou realizou treinamento em mindfulness aprecia os benefícios da vida consciente. Infelizmente, eles continuam esquecendo de serem conscientes!

A razão pela qual você se esquece de estar atento é porque o modo normal do seu cérebro (padrão) é estar habitualmente perdido em seus próprios pensamentos – executando uma espécie de narrativa interna.

Quando você está realizando suas atividades diárias habituais, seu cérebro leva você a esse estado de baixa energia, que é desatento, quase sonhador. Fazer algumas coisas automaticamente, sem pensar, é bom, mas a pesquisa realizada na Universidade de Harvard mostrou que 47% do dia de uma pessoa pode ser gasto perdido em pensamentos.

A mesma pesquisa descobriu que sonhar acordado pode ter um impacto negativo no bem-estar. Estar no piloto automático significa que você não está totalmente presente e desperto para as oportunidades e escolhas ao seu redor.

Você não pode ser criativo, planejar algo novo ou responder apropriadamente se estiver operando mecanicamente.

Usando alguma forma de lembrete, você pode estar atento novamente. O lembrete tira você do modo de piloto automático.

Tente estes lembretes:

  • Definir um alarme no telefone – até mesmo um alarme vibratório que não perturbe os outros pode funcionar bem.

Assim, toda vez que seu telefone toca, você respira conscientemente. Toda vez que você ouvir o ping de uma mensagem de texto, faça uma pausa para ficar atento ao ambiente em vez de reagir imediatamente, verificando a mensagem.

Todas essas coisas são oportunidades para voltar ao momento presente, para ver a si mesmo e ao seu entorno novamente.

Você dá um pequeno passo para trás e reflete, ao invés de reagir automaticamente, ao que está vindo na sua forma de demandas, tarefas e desafios.

5. Diminua a velocidade para acelerar

A atenção plena no trabalho parece contra-intuitiva. Você está considerando o fato de que, parando ou desacelerando, você pode se tornar mais eficiente, produtivo, feliz, resiliente e saudável no trabalho . Você pode não pensar que abrandar e ser consciente pode ter esse efeito (veja Como parar para mais dicas sobre isso).

Imagine ser convidado a parar de dormir por uma semana. Dormir está descansando – e descansar não é trabalho. Então, simplesmente pare de dormir e continue trabalhando.

Talvez você tenha experimentado isso ao estudar para os exames ou tentar cumprir um prazo no trabalho. Eventualmente sua eficiência cai para quase zero; você está vivendo completamente do momento presente e talvez até alucinando!

Você precisa dormir pelo menos sete horas por noite para poder funcionar efetivamente.

Claramente, o descanso pode aumentar a eficiência. Se você conseguir dormir cerca de sete horas e conseguir uma certa quantidade de trabalho, imagine o que aconteceria se você também fizesse alguns exercícios de mini-mindfulness durante o dia?

Seu cérebro se tornaria ainda mais eficiente, focado, eficaz na comunicação com os outros e melhor aprendendo novas habilidades.

Estar em pânico leva a decisões ruins e é um mau uso de energia. Em vez disso, pare, concentre-se em ouvir, passeie em vez de correr e, em geral, aproveite seu tempo no trabalho.

Líderes, trabalhadores e empreendedores eficazes diminuem a velocidade e refletem para tomar as melhores decisões e ações – eles diminuem a velocidade para acelerar. Essa é uma maneira consciente de trabalhar.

6. Faça stress seu amigo

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Wisconsin-Madison, perguntou 30.000 pessoas a mesma pergunta: “A percepção de que o estresse afeta a saúde importa?” Os resultados foram surpreendentes.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que experimentam altos níveis de estresse, mas que acreditavam que o estresse era bom para elas, estavam entre as menores taxas de mortalidade.

Enquanto pessoas altamente estressadas, que acreditavam que o estresse era ruim para a saúde, tinham a maior chance de morrer. Suas crenças sobre o estresse afetam claramente como elas afetam sua saúde e bem-estar.

Outro estudo até mesmo descobriu que os vasos sanguíneos contraídos (como é visto em pessoas com doença cardíaca) em pessoas que acreditavam que o estresse era ruim para eles, mas permaneceram abertos e saudáveis ​​naqueles que acreditavam que o estresse era bom para eles.

Se a leitura não o fizer “uau”, tente lê-lo novamente. É a pesquisa mais emocionante que li este ano!

Então, se você quer tornar o estresse seu amigo , você precisa mudar a maneira de pensar sobre ele e, por sua vez, a resposta do seu corpo a ele.

A atenção plena pode ajudá-lo a alcançar essa mudança na percepção. A próxima vez que você estiver enfrentando um desafio no trabalho, observe como sua freqüência cardíaca acelera e sua respiração acelera.

Observe essas respostas e, em seguida, mude sua atitude – responda ao estresse de maneira criativa, e não negativa.

Seja grato que a resposta ao estresse está energizando você. Note que o seu corpo está preparando você para o seu próximo desafio e que uma freqüência cardíaca mais rápida está enviando mais oxigênio ao redor do seu corpo.

Seja grato que o processo está aguçando os seus sentidos e impulsionando o seu sistema imunológico.

Ao visualizar a resposta ao estresse a partir dessa perspectiva, você vê seu problema futuro como um desafio positivo e reconhece seu corpo se preparando para enfrentá-lo.

Esta pequena mudança de atitude pode literalmente acrescentar anos à sua vida e melhorar sua produtividade e conquistas no local de trabalho.

7. Sinta-se Grato

Os seres humanos têm um “ viés de negatividade ” . Essencialmente, isso significa que você tem muito mais probabilidade de se concentrar em algo que deu errado do que em coisas que correram bem.

Comportar-se dessa maneira todos os dias significa que você acaba adotando um modo de pensar excessivamente negativo e desequilibrado.

A gratidão é o antídoto. A abundância de evidências sugere que a prática ativa de gratidão faz com que você se sinta melhor e tenha um impacto positivo em sua criatividade, saúde, relações de trabalho e qualidade de trabalho.

A gratidão faz com que seja tanto no trabalho quanto no lar experiências mais positivas.

Se você sente que está preso em um trabalho que não gosta, o primeiro passo é praticar a gratidão.

O que está indo bem no seu trabalho? Talvez você esteja grato pelo dinheiro? Mesmo que seja menos do que você gostaria, você provavelmente prefere não ter salário algum.

Você pode não gostar do seu gerente, mas talvez seja amigo de alguns colegas? Você odeia a política do escritório, mas eles lhe dão uma visão sobre o que você não gosta em um trabalho, então no futuro você sabe o que procurar.

Depois de praticar a gratidão, você pode considerar se deseja continuar nessa função ou se precisa encontrar outro emprego.

Estar atento ao que está indo bem no trabalho ajuda a melhorar sua resiliência. Em vez de permitir que a sua mente entre em ansiedade ou mergulhe em humores baixos à medida que você medita sobre todos os aspectos do trabalho de que não gosta, pode nutrir a sua mente com pensamentos de gratidão para aumentar o seu bem-estar.

Então, se você decidir encontrar outro emprego, seu estado mental positivo pode ajudá-lo a selecionar uma posição apropriada e otimizar seu desempenho na entrevista.

As pessoas contratam pessoas positivas, não aquelas que apenas reclamam do que está errado.

Use gratidão para neutralizar o viés de negatividade natural do seu cérebro.

8. Cultive a humildade

A humildade vem do latim humilis , que significa aterrado. As pessoas humildes têm uma confiança silenciosa sobre si mesmas e não sentem a necessidade de lembrar continuamente os outros sobre suas conquistas.

A humildade pode parecer contrária à nossa cultura de glorificar aqueles que fazem mais barulho sobre si mesmos, chamando nossa atenção.

Mas, na verdade, a humildade é atraente – ninguém gosta de estar perto daqueles que continuamente cantam seus próprios elogios, e a maioria das pessoas desfruta da companhia daqueles que estão dispostos a ouvi-las, em vez de falar sobre si mesmas o tempo todo.

No imensamente popular livro de Jim Collin, Good to Great , ele identificou líderes que transformaram boas empresas em grandes. Ele descobriu que as empresas que exibiam o maior sucesso a longo prazo (pelo menos 15 anos de crescimento excepcional) tinham líderes demonstrando todas as habilidades de seu líder padrão, mas com uma qualidade extra – a humildade pessoal.

Eles estavam dispostos a trabalhar duro, mas não por si mesmos – ou pela empresa. Se as coisas dessem errado, eles não procuravam culpar os outros para se protegerem.

E se as coisas corressem bem, eles imediatamente olhavam para fora de si mesmos para parabenizar os outros.

Eles não tinham um ego inflado que precisava ser protegido o tempo todo.

Humildade é freqüentemente confundida com mansidão ou timidez, mas elas não são as mesmas.

Humildade não significa ver-se como inferior; em vez disso, significa estar ciente de sua dependência e equidade natural com as pessoas ao seu redor.

Como a humildade está ligada à atenção plena? Mindfulness é aceitar-se como você é e estar aberto a ouvir e aprender com os outros.

O mindfulness também é sinônimo de gratidão – você aprecia como os outros o ajudaram. E alguém que é grato pela contribuição dos outros é naturalmente humilde.

Para desenvolver um pouco mais de humildade, tente o seguinte:

  • Realize exercícios conscientes: A atenção plena reduz a atividade na parte do cérebro que gera a história do seu eu – às vezes chamada de eu narrativo. Dando muita atenção a você e sua própria história é insalubre. A prática da atenção ajuda-o a estar mais ligado aos seus sentidos – o eu presente. Sua atenção se amplia e você pode ver o quanto os outros contribuem para os seus sucessos diários.

9. Aceite o que você não pode mudar

A aceitação está no coração da atenção plena. Estar atento significa aceitar este momento presente exatamente como é. E significa aceitar a si mesmo, assim como você é agora. Isso não significa renúncia ou desistir.

Mas isso significa reconhecer a verdade de como as coisas estão neste momento antes de tentar mudar alguma coisa.

Aqui está um exemplo de trabalho. Se você gastou US $ 30.000 acima do orçamento, isso é um fato. Isso já aconteceu.

Assim que você aceitar isso, você pode seguir em frente e tentar lidar com a situação. A falta de aceitação pode levar à negação do fato (talvez fazendo com que você vá mais além do orçamento) ou evitação (você continua ignorando reuniões com seu chefe) ou agressão (você desabafa sua equipe desnecessariamente, afetando adversamente relacionamentos e motivação) .

Em vez disso, você pode aceitar a situação, conversar com as pessoas necessárias, aprender com seus erros e seguir em frente. Aceitação realmente leva a mudar.

Quando você se aceita, você reduz a autocrítica que drena a energia. Você é então muito mais capaz de aproveitar seus sucessos e sorrir de suas deficiências.

A aceitação pessoal é ainda mais poderosa. A auto-aceitação está abraçando todas as suas facetas – suas fraquezas, deficiências, aspectos que você não gosta e aqueles que você admira.

Quando você se aceita, você reduz a autocrítica que drena a energia. Você é então muito mais capaz de aproveitar seus sucessos e sorrir de suas deficiências.

Através da auto-aceitação, você pode criar uma clareza mental que lhe permite trabalhar naqueles aspectos que você deseja melhorar.

O ponto de partida do auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal é a auto-aceitação.

10. Adote uma mentalidade de crescimento

De acordo com Carol Dweck e sua equipe do pesquisador da Universidade de Stanford, as pessoas essencialmente aderem a uma de duas mentalidades – um crescimento ou uma mentalidade fixa .

Pessoas com mentalidade fixa acreditam que suas qualidades básicas, como inteligência e talentos, são traços fixos.

Em vez de desenvolver sua inteligência e talentos, eles gastam seu tempo esperando que seus traços levem ao sucesso. Eles não procuram se desenvolver, porque acham que apenas o talento leva ao sucesso.

Eles acabam errados – a ciência do cérebro provou o contrário.

As pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar sua inteligência e talentos com esforço.

Aplicando-se, eles acham que podem melhorar. Eles vêem o cérebro e o talento como o ponto de partida e constroem-nos com muito trabalho e determinação.

Os exames do cérebro revelaram que o esforço leva ao crescimento da inteligência e ao aprimoramento do talento inicial ao longo do tempo. As pessoas com essa mentalidade gostam de aprender e demonstram maior resiliência.

O sucesso no trabalho depende de ter uma mentalidade de crescimento.

Mindfulness é sobre adotar uma mentalidade de crescimento. Mindfulness é dar atenção ao momento presente e não julgar seu talento inato ou inteligência, mas estar aberto a novas possibilidades.

Quando você adota uma mentalidade de crescimento no trabalho, você não se importa em receber feedback negativo ao vê-lo como uma chance de descobrir algo novo.

Você não se importa em assumir novas responsabilidades porque está curioso sobre como vai lidar. Você espera e caminha para os desafios, vendo-os como oportunidades para o crescimento interior.

Essa é a essência da atenção plena no trabalho – acreditar que você pode melhorar e crescer com a experiência, caminhando para desafios, vivendo no momento e descobrindo coisas novas sobre você e os outros.

4 etapas para adotar uma mentalidade de crescimento

 

  • Ouça a voz de uma mentalidade fixa em sua cabeça . Trata-se de estar atento aos seus próprios pensamentos quando confrontados com um desafio. Observe se os pensamentos estão dizendo que você não tem talento, inteligência ou se está reagindo com ansiedade ou raiva quando alguém lhe dá feedback.
  • Observe que você tem uma escolha. Você pode aceitar esses pensamentos fixos ou questioná-los. Tire alguns momentos para praticar uma pausa consciente.
  • Questione as atitudes de mentalidade fixa. Quando sua mentalidade fixa diz “E se eu falhar? Eu vou ser um fracasso “, você pode se perguntar” Isso é verdade? A maioria das pessoas de sucesso falha. É assim que eles aprendem. ”Ou se a mentalidade fixa diz“ E se eu não puder fazer este projeto? Eu não tenho as habilidades ”, responda com“ Posso ter certeza absoluta de que não tenho as habilidades? Na verdade, só posso saber se tento. E se eu não tiver as habilidades, isso me ajudará a aprendê-las. ”
  • Tome medidas sobre a mentalidade de crescimento. Isso fará com que você aproveite os desafios no local de trabalho, vendo-os como uma oportunidade de crescer em vez de evitá-los. Use o sistema acima se você se importa de se inclinar para a mentalidade fixa.

Com o tempo, você se verá habitualmente com um crescimento, em vez de mentalidade fixa, levando a um maior sucesso e domínio pessoal que antes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy