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6 Maneiras de Praticar a Alimentação Consciente

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omer de forma conscientemente quanto em retiro ou em um curso de técnicas de alimentação saudável não é uma realidade para muitos de nós, especialmente com com a família, emprego e as inúmeras distrações ao nosso redor.

Isso sem mencionar que nossos amigos, familiares e colegas podem não ter paciência para comer conosco, pois levamos cinco minutos com cada mordida. 

Portanto, tenha um pouco de autocompaixão e considere a alimentação consciente formal em retiros e ocasiões especiais, bem como a alimentação consciente informal em sua vida diária.

O que eu quero oferecer nesta peça é o que eu chamo de alimentação mais consciente, talvez uma alimentação consciente “informal”, em oposição à alimentação consciente formal. 

Especialmente durante a loucura e stress e comida extra das férias, que o Natal e o Ano Novo se estendem em que são mais propensos a comer sem pensar do que ser conscientemente.

alimentação saudável
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Aqui estão 6 maneiras simples a serem lembradas para discernir entre comer negligente e (mais) consciente, e reunir nossos corpos e mentes.

 

Usar o poder da decisão dá a você a capacidade de superar qualquer desculpa para mudar qualquer parte de sua vida em um instante.

Tony Robbins American Author

1) Deixe seu corpo alcançar seu cérebro

Comer rapidamente passado cheio e ignorando os sinais do seu corpo vs. abrandar e comer e parar quando seu corpo diz sua plenitude.

Desacelerar é uma das melhores maneiras de conseguir que nossa mente e corpo comuniquem o que realmente precisamos para nutrição. 

O corpo realmente envia seu sinal de saciação cerca de 20 minutos após o cérebro, e é por isso que muitas vezes inconscientemente comer demais. 

Mas, se desacelerarmos, você pode dar ao seu corpo uma chance de alcançar seu cérebro e ouvir os sinais para comer a quantidade certa. Maneiras simples de desacelerar podem incluir apenas seguir muitas das maneiras da sua avó, como sentar para comer, mastigar cada mordida 25 vezes (ou mais), colocar o garfo entre as mordidas e todas aquelas maneiras antigas que talvez não sejam tão inúteis quanto Eles pareciam. 

Quais são algumas maneiras de diminuir a velocidade de comer e ouvir mais profundamente os sinais do seu corpo?

2) Conheça os sinais pessoais de fome do seu corpo

Você está respondendo a um desejo emocional ou respondendo às necessidades do seu corpo?

Muitas vezes ouvimos primeiro nossas mentes, mas, como muitas práticas de atenção plena, podemos descobrir mais sabedoria sintonizando nossos corpos primeiro. 

Em vez de apenas comer quando recebemos sinais emocionais, que podem ser diferentes para cada um de nós, sejam eles estresse, tristeza, frustração, solidão ou até mesmo tédio, podemos ouvir nossos corpos. 

O seu estômago está roncando, a energia está baixa ou sentindo um pouco de tontura? Demasiadas vezes, nós comemos quando a nossa mente nos diz, ao invés de nossos corpos. 

A verdadeira alimentação consciente está realmente ouvindo profundamente os sinais de fome do nosso corpo. Pergunte a si mesmo:  Quais são os sinais de fome do seu corpo e quais são seus gatilhos emocionais de fome?

Leia também: Como Usar a Alimentação para Fortalecer sua Mente

3) Desenvolver ambientes alimentares saudáveis

Comer sozinho e aleatoriamente vs. comer com os outros em horários e locais definidos.

Outra maneira de comer sem pensar é perambulando pelos armários, comendo em horários e lugares aleatórios, em vez de apenas pensar de forma proativa sobre nossas refeições e lanches. 

Isso nos atrapalha, mas nos impede de desenvolver sinais ambientais saudáveis ​​sobre o que e quanto comer, e conecta nossos cérebros a novas pistas para comer que nem sempre são ideais. (você realmente quer criar o hábito de comer toda vez que entra no carro, ou em outras situações?)

Claro, todos nós lanchamos de vez em quando, mas isso pode aumentar tanto a mente quanto a saúde do corpo, sem mencionar seu humor e horário de sono para comer em horários e lugares consistentes. 

Sim, isso significa sentar-se (em uma mesa!), Colocar comida em um prato ou tigela, não comê-lo fora do recipiente e usar utensílios, não nossas mãos. Também ajuda a comer com os outros

Quando colocamos nossos alimentos em armários e na geladeira, também é mais provável que comemos uma quantidade saudável de alimentos saudáveis, então considere o que está por perto, onde está e se está à vista. 

Se limitarmos a comer na cozinha e na sala de jantar, também estaremos menos propensos a comer sem pensar ou comer enquanto fazemos multitarefas. 

Quando a comida está por perto, nós a comemos. E a comida, nem sempre a mais saudável, costuma estar presente nos feriados.

Existem muitas razões pelas quais a passas que a comem é um exercício tão poderoso, mas uma é que quando desaceleramos e comemos alimentos saudáveis ​​como passas, muitas vezes gostamos mais deles do que da história que nos contamos sobre alimentos saudáveis.

Você não tem que planejar sua comida para cada mordida, e é importante ser flexível, especialmente em ocasiões especiais, mas apenas estar ciente  do fato de que você pode estar mudando seus hábitos alimentares em diferentes épocas do ano ou para diferentes ocasiões. 

E quando você planeja com antecedência, também é mais provável que você coma a quantidade que seu corpo precisa naquele momento do que subalimentar e se entregar mais tarde, ou comer demais e se arrepender depois.

O conselho clássico é também não comprar quando estiver com fome, mas o caminho do meio também se aplica aqui. 

Um efeito psicológico conhecido como “licenciamento moral” mostrou que os consumidores que compram couve têm maior probabilidade de seguir para a seção de álcool ou sorvete do que aqueles que não compram. 

Parece que pensamos que nosso carma vai se equilibrar e podemos “gastá-lo” em junk food, ou em outros comportamentos que não sejam ideais.

4) Entenda suas motivações

Comer alimentos que são emocionalmente reconfortantes vs. comer alimentos nutricionalmente saudáveis.

Este é outro equilíbrio complicado e, idealmente, podemos encontrar alimentos nutritivos que também são satisfatórios e reconfortantes. 

Mas pense novamente nessa primeira observação consciente. Isso pareceu atraente antes de você tentar? 

Existem muitas razões pelas quais a passas que a comem é um exercício tão poderoso, mas uma é que quando desaceleramos e comemos alimentos saudáveis ​​como passas, muitas vezes gostamos mais deles do que da história que nos contamos sobre alimentos saudáveis. 

À medida que praticamos uma alimentação mais saudável e uma variedade maior de alimentos, estamos menos inclinados a consumir alimentos de conforto e mais inclinados a desfrutar de alimentos saudáveis, encontrando muitos alimentos mentalmente e fisicamente satisfatórios, em vez de apenas alguns.

5) Conecte-se mais profundamente com sua comida

Considerando de onde vem a comida vs. pensando em comida como um produto final.

A menos que você seja um caçador-coletor ou agricultor de sustento, todos nós nos tornamos cada vez mais desconectados de nossa comida nos últimos anos. 

Muitos de nós nem sequer consideram de onde vem uma refeição além da embalagem do supermercado. 

Isso é uma perda, porque comer oferece uma incrível oportunidade de nos conectar mais profundamente ao mundo natural, aos elementos e uns aos outros.

Quando paramos para considerar todas as pessoas envolvidas na refeição que chegou ao seu prato, desde os entes queridos (e você) que a prepararam, até aqueles que estocaram as prateleiras, até aqueles que plantaram e colheram as matérias-primas, aqueles que os apoiaram, é difícil não se sentir agradecido e interconectado. 

Lembre-se da água, do solo e de outros elementos que fizeram parte de sua criação enquanto você se senta para comer o que quer que esteja comendo. 

Você pode refletir sobre as tradições culturais que lhe trouxeram essa comida, as receitas generosamente compartilhadas com amigos ou trazidas de um lugar e de um tempo distantes para serem transmitidas à família.

Como você considera tudo o que entrou na refeição, torna-se fácil experimentar e expressar gratidão a todas as pessoas que deram seu tempo e esforço, os elementos do universo que contribuíram com sua parte, nossos amigos ou antepassados ​​que compartilharam receitas e até mesmo seres que podem ter dado suas vidas para uma parte da criação desta refeição. 

Com um pouco mais de atenção como essa, podemos começar a fazer escolhas mais sábias sobre sustentabilidade e saúde em nossa alimentação, não apenas para nós, mas para todo o planeta.

6) assistir ao seu prato

Distraído comer vs. comer

Multitarefa e comer é uma receita para não ser capaz de ouvir profundamente as necessidades e desejos do nosso corpo. 

Todos nós já tivemos a experiência de ir ao cinema com a nossa sacola cheia de pipoca e, antes de as próximas atrações terminarem, estamos perguntando quem comeu toda a nossa pipoca. 

Quando estamos distraídos, fica mais difícil ouvir os sinais do nosso corpo sobre comida e outras necessidades. 

Com sua próxima refeição, experimente fazer tarefas individuais e apenas comer, sem telas ou distrações além de desfrutar da companhia com a qual você está compartilhando uma refeição e conversando.

Assim, enquanto práticas alimentares informais formais podem ser o que pensamos quando olhamos para trás em um curso de mindfulness (um treino mental ) ou retiro que freqüentamos, a realidade é que vivemos e comemos no mundo real, que é um lugar ocupado.

Mas podemos ter as percepções adquiridas com nossa prática formal – desacelerando, ouvindo nossos corpos, fazendo uma coisa de cada vez, fazendo até mesmo pequenos rituais, e considerando tudo o que entrou em nossa refeição com mais regularidade e trazemos uma atenção mais informal. às nossas refeições diárias.

 

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