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8 dicas para você ter um bom sono a noite

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8 dicas para você ter um bom sono a noite

O sono é necessário para o corpo recuperar e reparar os danos que ocorrem interna ou externamente. A sua importância é tão grande que existe até um estudo (teste) específico do sono, chamado polissonografia

 

De fato, o sono é importante para a nossa saúde física e mental. A mudança de estilo de vida afetou a qualidade do sono. Com melhor qualidade de sono, você tem um desempenho melhor no dia seguinte.

 

Com a mudança no estilo de vida, as pessoas sofrem de distúrbios do sono. E é exatamente por esse motivo que as vezes é necessário realizar um estudo específico para identificar esse distúrbios. 

 

Por exemplo, é pessoal identificar: insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, e assim por diante.

 

Mas, afinal, como melhorar sua qualidade de sono? Neste artigo, daremos algumas dicas importantes para que você possa ter uma boa noite de sono. Confira! 

 

Dicas para ter uma boa noite de sono

Se você tem dificuldades para dormir, ou desconfia que tem algum tipo de síndrome do sono, é muito importante procurar um médico. Dessa maneira, você poderá identificar o que está acontecendo e receber orientações de um profissional.

 

Porém, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a melhorar as suas noites de sono. 

 

1. Evite olhar para telas brilhantes antes de dormir

8 dicas para você ter um bom sono a noite

De acordo com especialistas, a luz de fundo azul do seu telefone, tablet, computador ou TV estimula o cérebro e impede a produção de melatonina, um hormônio associado ao sono. 

 

Isso torna mais difícil adormecer e pode atrapalhar os padrões de sono saudáveis. Além disso, essa luz pode provocar outros problemas, como dores de cabeça e até mesmo prejudicar a sua visão. 

 

2. Pegue um pouco de luz solar durante o dia

Certifique-se de obter vitamina D durante o dia. A luz natural ajuda a regular o ritmo circadiano (variação nas funções biológicas) do seu corpo. 

 

Isso quer dizer que ao tomar sol durante o dia, você pode adormecer muito mais facilmente durante à noite.  

 

3. Evite grandes refeições antes de dormir

Nos últimos anos, pesquisas mostraram que a ingestão de certos alimentos antes de dormir pode interferir nos ciclos de sono. 

 

Refeições muito pesadas, assim como pratos ácidos ou condimentados, podem causar azia que o manterá acordado à noite. Além disso, açúcares, cafeína e outros estimulantes também podem prejudicar o seu sono. 

 

4. Mantenha a calma

Antes de ir para a cama, é importante minimizar qualquer coisa que possa aumentar sua frequência cardíaca – álcool, cafeína, açúcar ou grandes refeições.

 

Além disso, também é importante tentar se desconectar dos problemas. Uma coisa que pode te ajudar é colocar um áudio para meditação para se acalmar e dormir. 

 

5. Crie um espaço de descanso

É muito importante que o seu quarto seja um espaço confortável para descanso. Portanto, minimize ruídos altos, aumente (ou diminua) a temperatura e borrife óleos essenciais calmantes. 

 

Basicamente, inspire-se em um “day spa” e transforme seu quarto em um ambiente relaxante.

 

6. Certifique-se de que o quarto está escuro

Estudos científicos mostram que a escuridão é fundamental para uma boa noite de sono. Um quarto escuro permite que seu corpo saiba que é hora de começar a produzir melatonina, o que, por sua vez, garante que você adormeça mais rápido.

 

Portanto, feche bem a porta e, se necessário, compre uma cortina Blackout para garantir que não entrará luz pela janela. 

 

7. Entre na rotina

Prepare seu corpo para o descanso estabelecendo uma rotina antes de dormir; tome um banho, passe algum tempo com seu parceiro ou leia um livro. 

 

Além disso, tente dormir no mesmo horário todas as noites. Embora seja desafiante manter essa rotina, é muito importante que você se esforce para conseguir mantê-la. 

 

8. Não vá para a cama imediatamente

Isso pode parecer contraditório, mas é importante não pular para baixo das cobertas até que você esteja pronto para dormir um pouco. 

 

Se você estiver bem acordado, ficará deitado na cama acordado por horas. Se você pular na cama e descobrir que não consegue dormir, levante-se e vá para outro quarto. Encontre uma atividade relaxante, como ler ou ouvir música, até se sentir realmente cansado.

 

A coisa mais importante a lembrar é que mudanças de longo prazo em seus padrões de sono não acontecerão da noite para o dia. 

 

Mantenha sua rotina de dormir por algumas semanas para que se torne um hábito e trabalhe até as 7-9 horas recomendadas de sono por noite para mantê-lo com a melhor aparência e se sentindo melhor.

 

Últimas considerações 

Embora possa levar alguns dias ou até semanas — afinal, cada pessoa é diferente — para se estabelecer em uma rotina de sono saudável, agora é um bom momento para começar a trabalhar nisso. 

 

Tente começar com um diário do sono para acompanhar seus hábitos no momento de dormir e ver o que você pode fazer para ter uma melhor noite de sono.

 

Todo mundo tem problemas para dormir de vez em quando. No entanto, se seus problemas de sono começarem a atrapalhar sua vida diária, converse com um médico. 

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