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9 Maneiras de Atenção Plena para Reduzir o Stress

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Veja como a atenção plena dá a você o espaço para reduzir o stress e responder calmamente sob pressão – além disso, uma meditação para diminuir os níveis de stress.

Você provavelmente já ouviu falar que a atenção plena . Mas como isso realmente ajuda você a fazer isso?

A montagem de evidências científicas de centenas de universidades – incluindo centros dedicados na Escola Médica da Universidade de Massachusetts nos Estados Unidos e na Universidade de Oxford no Reino Unido – sugere fortemente que a cria uma força interior, de modo que futuros estressores tenham menos impacto sobre nossa felicidade e bem-estar físico.

Aqui estão todas as maneiras como a atenção pode ajudá-lo a lidar com o stress:

9 maneiras de atenção plena ajudam a reduzir o stress

  1. Você se torna mais consciente de seus pensamentos . Você pode então recuar e não levá-las tão literalmente. Dessa forma, sua não é iniciada em primeiro lugar.
  2. Você não reage imediatamente a uma situação . Em vez disso, você tem um momento para pausar e depois usar sua “mente sensata” para encontrar a melhor solução. Mindfulness (um treino mental ) ajuda você a fazer isso através dos .
  3. A atenção muda para o modo de “ser” da mente, que está associado ao relaxamento. Seu modo de pensar “fazer” está associado à ação e à resposta ao stress.
  4. Você está mais consciente e sensível às necessidades do seu corpo . Você pode notar dores mais cedo e então tomar as medidas apropriadas.
  5. Você está mais consciente das emoções dos outros . À medida que sua inteligência emocional aumenta, é menos provável que você entre em conflito.
  6. Seu nível de cuidado e compaixão por você e pelos outros aumenta . Esta mente compassiva acalma e inibe sua resposta ao stress.
  7. Prática de mindfulness reduz a atividade na parte do cérebro chamada amígdala . A amígdala é fundamental para ativar sua resposta ao stress, de modo que, efetivamente, seu nível de stress é reduzido.
  8. Você é mais capaz de se concentrar . Assim, você conclui seu trabalho com mais eficiência, tem uma sensação maior de bem-estar e isso reduz a resposta a reduzir o stress. É mais provável que você entre na “zona” ou “fluxo”, como é chamado em psicologia.
  9. Você pode mudar sua atitude para reduzir o stress. Em vez de apenas ver as conseqüências negativas de se sentir estressado, a atenção plena oferece a você o espaço para sobre o próprio stress. Observar como o aumento da pressão ajuda a energizá-lo tem um efeito positivo em seu corpo e mente.
reduzir o stress
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Tente você mesmo: uma meditação para navegar no stress

  1. Traga para a mente um desafio atual em sua vida que é a causa de algum stress. Uma situação com a qual você está disposta a trabalhar no momento. Não é o seu maior desafio, mas não tão pequeno que não cause stress algum. Um 3 em uma escala de 1 a 10 é um bom guia.
  2. Traga a situação vividamente à mente. Imagine estar na situação e todas as dificuldades associadas a ela.
  3. Observe se você pode sentir o stress em seu corpo. Tensão física, ritmo cardíaco mais acelerado, um pouco de suor, borboletas no estômago, aperto nas costas ou ombros ou queixo, talvez. Fique atento aos seus sinais de stress.
  4. Sintonize suas emoções. Observe como você se sente. Etiquete essa emoção se puder, e esteja ciente de onde você sente a emoção, exatamente, em seu corpo. Apenas tente localizá-lo da melhor maneira possível. O mais precisamente você pode localizar a emoção e quanto mais você percebe sobre a sensação, melhor. Com o tempo e a experiência, você continuará melhorando.
  5. Traga atitudes conscientes para a emoção. Estes incluem curiosidade, simpatia e aceitação.
  6. Tente colocar sua mão no local da sensação – uma mão amiga que representa gentileza. Faça do jeito que você colocaria a mão no joelho machucado de uma criança, com cuidado e carinho.
  7. Sinta a sensação junto com sua respiração. Isso pode promover uma percepção do momento presente e atitudes conscientes para a sua experiência.
  8. Quando estiver pronto, encerre esta meditação.
  • Este artigo foi adaptado do livro de Shamash Alidina:   O caminho consciente através do stress

 

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