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Como a Meditação Pode Motivar Você e sua Equipe

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De uns tempos para cá, a meditação tem conquistado cada vez mais popularidade no mundo dos negócios.

Um dos motivos certamente é a quantidade de empresários e pessoas de sucesso que são declaradamente adeptas da prática milenar, principalmente por acreditarem que os minutos diários de meditação influenciam em seu desempenho no trabalho.

Oprah Winfrey, apresentadora, atriz e empresária norte-americana, medita por pelo menos 1 vez por dia, durante 20 minutos.

Jack Dorsey, cofundador da rede social Twitter, acorda cedo e pratica a meditação durante 30 minutos diariamente, segundo a revista “New York Magazine”.

Na opinião de Bob Shapiro, ex-CEO da Monsanto e atual diretor da Sandbox Industries, a meditação melhora a capacidade de ouvir e estimula a criatividade.

Portanto, se quer saber mais sobre o assunto e entender como a meditação é uma ótima ferramenta para motivação de equipes, continue lendo.

Benefícios da Meditação no Dia-a-Dia

Mais qualidade no sono

Muitos notam melhora na qualidade do sono após incluírem a meditação em sua rotina e o benefício é, de fato, comprovado.

Um experimento feito pelo Northwestern Memorial Hospital, em Illinois, submeteu 5 pessoas com idade entre 25 e 45, todos com insônia crônica, a prática de meditação diária pelo período de 2 meses a fim de testar sua eficácia na solução do problema.

Ao final dos dois meses, todas as pessoas estavam dormindo duas horas a mais por noite, além de terem atingido um tempo maior de sono profundo, chegando muito próximo do ideal.

Meditação Pode Motivar
Meditação Pode Motivar

Melhora nos sintomas da depressão

Outra boa notícia é a eficácia da meditação no combate de uma doença tão cruel como a depressão, que aflige 322 milhões de indivíduos em todo o mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Universidade da Califórnia fez um levantamento e concluiu que 20 idosos com depressão obtiveram melhora do humor após participarem de um programa de meditação.

Nesse programa, todos os idosos incluíram meia hora da prática em sua rotina diária durante 8 semanas.

Melhora na atenção

A capacidade de atenção é uma habilidade fundamental, sobretudo em uma época em que o bombardeio de distrações vem de todos os lados.

Por isso, saber que a meditação pode ajudar a trazer mais atenção e foco para a vida é um bom motivo para começar a praticar.

Daniel Goleman, psicólogo, jornalista científico dos Estados Unidos e autor de inúmeros best-sellers, descobriu que quanto mais constante é a prática da meditação, maior será a capacidade de atenção.

O que além de ser ótimo no dia a dia, principalmente durante o trabalho, colabora para a redução do estresse e da ansiedade.

Aumento da capacidade de processamento cerebral

A habilidade de processamento cerebral está ligada a rapidez com que uma pessoa é capaz de chegar a conclusões a partir de um input, e uma das formas de potencializar isso é por meio da meditação.

Uma pesquisa publicada na Frontiers in Human Neuroscience, no ano de 2012, afirma que pessoas que praticam a meditação regularmente possuem um padrão maior da girificação cortical, característica do cérebro que determina a capacidade de processar informações, guardar memórias e tomar decisões.

Por onde começar as práticas de meditação?

Sabendo de todos os benefícios, que tal entender um pouco mais sobre o que é a meditação na prática?

Antes de mais nada, é preciso explicar que engana-se quem pensa que a meditação está restrita aos mais espiritualizados, a prática consiste muito mais em um exercício mental do que um ritual religioso.

Há quem tente resumir a meditação como “esvaziar a mente e não pensar em nada” o que não é verdade.

Meditar é praticar a capacidade de foco, pois, durante a prática, toda a atenção deve estar voltada a um único alvo, que pode ser a sua própria respiração ou um mantra, por exemplo.

Existem vários tipos de meditação e abaixo estão listados os mais comuns deles:

Yoga

Um dos tipos de meditação mais conhecidos do mundo, a prática do Yoga une posições e movimentos corporais à respiração.

Zazen

Muito comum, principalmente nos países asiáticos, a prática do Zazen pode ser explicada por meio de seu próprio nome: “za” significa sentar-se, enquanto “zen” significa o estado de meditação.

Por isso, o Zazen deve ser praticado, necessariamente, sentado.

Transcendental

A meditação transcendental é o tipo de meditação mais recente dos três, criada somente em 1950.

De forma resumida, o objetivo dessa meditação é alcançar a parte mais profunda do ser e ativar reservatórios de energia, criatividade e inteligência, o que, segundo os especialistas na meditação Transcendental, só é possível por meio do acesso ao quarto estado de consciência.

Diferente das outras técnicas, para a correta prática da meditação Transcendental é necessário contar com o aprendizado adquirido em um curso, conduzido por professores certificados.

E aí, está convencido que meditar ajuda a motivar?

Ficou com vontade de tentar? Pode começar a praticar a meditação por períodos curtos de tempo, cinco minutos é um bom número, e aumentar o tempo gradativamente.

No Youtube existem diversos bons canais sobre meditação. Pode buscar por “meditação guiada de 5 minutos” e terá inúmeras opções.

Os resultados dessa prática na vida pessoal e profissional não tardam a aparecer!

 

 

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