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Como parar de ter pensamentos negativos

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Pensamentos negativos são aqueles que nos deixam incomodados, ansiosos e tristes. Eles podem ser tão persistentes e enraizados em nossa mente que às vezes parece impossível parar de tê-los.

No entanto, há algumas coisas que podemos fazer para diminuir a frequência e a intensidade dos pensamentos negativos.

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais causas dos e como lidar com eles em ações práticas do dia a dia e também através da terapia psicológica.

O que são pensamentos negativos?

Pensamentos negativos podem ser definidos como qualquer pensamento que cause ansiedade, depressão ou outros sentimentos negativos.

Eles podem incluir preocupações exageradas sobre problemas futuros, lembranças dolorosas do passado ou pensamentos negativos sobre si mesmo.

Esses pensamentos podem ser muito persistentes e difíceis de ignorar, o que pode levar à ansiedade e depressão.

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para deixar de ter pensamentos que prejudicam o seu bem-estar.

Por que os pensamentos negativos podem ser tão persistentes?

Os pensamentos negativos podem ser tão persistentes porque podem ser alimentados pelo medo.

O medo pode ser uma emoção muito poderosa e, quando estamos com medo, tendemos a nos concentrar apenas no que está nos assustando.

Isso pode fazer com que os pensamentos negativos sejam mais fortes e mais persistentes do que os pensamentos positivos.

Outra razão para os pensamentos negativos serem tão persistentes é que eles podem ter um certo grau de verdade.

Por exemplo, se você tem medo de falhar em um teste, isso pode acabar acontecendo.

Se você tem medo de perder seu emprego, isso também pode acabar acontecendo.

Quando os pensamentos negativos são baseados em alguma verdade, isso pode torná-los ainda mais difíceis de ignorar ou deixar de lado.

A importância de parar de ter pensamento negativo

Ter pensamentos negativos pode afetar negativamente a sua vida, causando estresse, ansiedade e até depressão.

Parar de ter pensamentos negativos pode ser uma tarefa difícil, mas é importante para a sua saúde mental e bem-estar

Aqui estão algumas das razões pelas quais parar de ter pensamento negativo é importante:

Pensamentos negativos podem afetar negativamente a sua saúde física

Ter pensamentos negativos constantes pode aumentar o seu risco de doenças cardíacas, problemas digestivos e outros problemas de saúde.

Pensamentos negativos podem afetar negativamente as suas relações

Se você estiver sempre tendo pensamentos negativos, isso pode afastar as pessoas que ama e causar problemas nas suas relações.

Pensamentos negativos podem afetar negativamente o seu trabalho ou estudos

Se os seus pensamentos forem sempre ruins, isso pode atrapalhar o seu desempenho no trabalho ou na escola e até mesmo levar à demissão ou à reprovação.

Pensamentos negativos podem afetar negativamente a sua vida social

Se você estiver sempre tendo pensamento ruim, isso pode impedir que você socialize com outras pessoas e participar de atividades que gosta.

Dicas de como parar de ter pensamento negativo

Uma das maiores armadilhas da mente é o ciclo vicioso dos pensamentos negativos. Se você está tendo um dia ruim, pode facilmente acumular pensamentos ruins e antes que você perceba, você está se sentindo completamente derrotado. Mas há esperança!

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a parar de ter pensamentos negativos:

Identifique os seus pensamentos negativos

O primeiro passo para parar de ter pensamentos negativos é simplesmente reconhecê-los quando eles aparecerem.

Muitas vezes, somos pegos no ciclo dos pensamentos negativos porque não nos damos conta de que estamos tendo esses tipos de pensamento até que seja tarde demais.

Portanto, esteja atento às suas emoções e ao modo como elas estão afetando o seu humor geral. Se você perceber que está ficando irritado ou ansioso por causa de um determinado evento ou situação, pode ser um sinal de que os seus pensamentos também estão afetados.

Aceite que os pensamentos negativos fazem parte da vida

É importante lembrar que todos nós temos pensamentos negativos e emoções de vez em quando – isso faz parte da natureza humana.

O problema surge quando esses sentimentos tomam a situação e começam a nos dominar completamente.

Quando isso acontecer, podem ser extremamente difíceis de controlar, mas lembre-se: você sempre tem opção de escolher como pensar e sentir sobre qualquer situação ou evento que não seja agradável pensar ou falar sobre isso – mesmo quando os outros não parecem sentir assim!

Melhore a sua autoestima

Pense em três coisas que você gostou de ter feito recentemente. Isso pode ser algo tão simples quanto comprar um sorvete para si mesmo, dar um passeio ao ar livre ou concluir uma tarefa que você estava procrastinando.

Escreva uma lista de todas as suas qualidades e atributos positivos. Não se esqueça de incluir coisas como ser resiliente, ter bom senso e ser uma boa amiga.

Faça um compromisso consigo mesma de realizar pelo menos uma atividade que você goste todos os dias. Isso pode incluir ler um livro, assistir a um filme ou fazer exercícios físicos – qualquer coisa que te faça sentir bem consigo mesma.

Você também pode adquirir autoestima através de sessões de terapia com um psicólogo em Porto Alegre, através do autoconhecimento.

Pratique a gratidão e o perdão

Quando você estiver tendo um pensamento negativo, tente praticar a gratidão e o perdão.

A gratidão é uma ótima maneira de nos concentrarmos no lado bom das coisas. Já o perdão nos ajuda a superar o rancor e os ressentimentos.

Ambos os exercícios podem ajudar você a ter uma mente mais positiva.

Portanto, parar de ter pensamentos negativos é fundamental para o desenvolvimento pessoal, se esses tipos de pensamentos têm rodeado a sua mente, saiba que é possível mudá-los através de ações simples e mudanças de hábitos

Esperamos que as nossas dicas foram úteis para ajudar a parar de ter pensamentos negativos no seu dia a dia.

 

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