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Sentindo-se sobrecarregado? Lembre-se de “CHUVA”

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Quando eu estava na faculdade, fui para as montanhas para um fim de semana de caminhadas com uma velha amiga mais e mais sábia de apenas vinte e dois anos.

Depois de montar nossa barraca, sentamos ao lado de um riacho, observando a água girar em torno das rochas, falando sobre nossas vidas.

Em um ponto ela descreveu como ela estava aprendendo a ser “sua melhor amiga”. Uma onda de tristeza tomou conta de mim e eu comecei a soluçar. Eu era a coisa mais distante do meu melhor amigo.

Fui continuamente assediado por um juiz interior que era implacável, exigente, sempre no trabalho. Minha suposição diretora era: “Algo está fundamentalmente errado comigo”, enquanto eu lutava para controlar e consertar o que parecia ser um eu basicamente defeituoso.

Nas últimas décadas, através do meu trabalho com dezenas de milhares de clientes e estudantes de meditação , passei a ver a dor da deficiência percebida como uma epidemia. É como se estivéssemos em transe que nos faz ver como indignos.

No entanto, tenho visto em minha própria vida, e com inúmeros outros, que podemos despertar desse transe através da prática da atenção plena e da auto-compaixão. Podemos chegar a confiar na bondade e pureza de nossos corações.

Para florescer, a autocompaixão depende do contato direto e honesto com nossa própria vulnerabilidade. A compaixão floresce quando oferecemos ativamente cuidado a nós mesmos.

Para ajudar as pessoas a lidar com sentimentos de insegurança e indignidade, muitas vezes introduzo a atenção plena e a compaixão através de uma meditação que chamo de CHUVA da auto-compaixão .

A sigla RAIN (chuva em inglês) , cunhada há cerca de 20 anos por Michele McDonald, é uma ferramenta fácil de lembrar para a prática da atenção plena. Tem quatro etapas:

  1. R ecognize (Reconhecer) o que está acontecendo
  2. A llow (Permitir)  a experiência de estar lá, assim como é
  3. I (Eu) pesquiso com gentileza
  4. N atural (Natural )consciência, que vem de não se identificar com a experiência.

sentindo-se sobrecarregado
sentindo-se sobrecarregado

Você pode gastar seu tempo e explorar a RAIN como uma meditação autônoma ou percorrer os passos de uma forma mais abreviada sempre que surgirem sentimentos desafiadores.

R – Reconhecer o que está acontecendo

Reconhecer significa conscientemente reconhecer, em qualquer momento, os pensamentos, sentimentos e comportamentos que nos afetam.

Como o despertar de um sonho, o primeiro passo para sair do transe da indignidade é simplesmente reconhecer que estamos presos, sujeitos a crenças dolorosamente restritivas, emoções e sensações físicas.

Os sinais comuns do transe incluem uma voz interna crítica, sentimentos de vergonha ou medo, o aperto da ansiedade ou o peso da depressão no corpo.

Diferentes pessoas respondem ao senso de indignidade de maneiras diferentes. Alguns podem ficar ocupados, tentando provar que são valiosos; outros, temerosos do fracasso, podem ficar desencorajados ou mesmo paralisados.

Outros ainda podem recorrer a comportamentos aditivos para evitar enfrentar a vergonha e o medo. Qualquer uma dessas estratégias pode levar a um comportamento defensivo ou agressivo com outras pessoas ou a um apego não saudável.

Alguns de nós estão em guerra conosco há décadas, nunca percebendo como nosso autojulgamento e auto-aversão nos impedem de encontrar genuína intimidade com os outros ou desfrutar de nossas vidas.

Um cuidador paliativo relata que um pesar-chave dos moribundos não é ter sido verdadeiro consigo mesmo.

Em vez de ouvir e confiar em nossa vida interior, a maioria de nós tenta viver de acordo com as expectativas dos outros, que internalizamos. Quando inevitavelmente falhamos, nos condenamos.

Embora possa parecer deprimente ou avassalador, aprender a reconhecer que estamos em guerra conosco é bastante fortalecedor.

Um estudante de meditação descreveu o transe da indignidade como “… o gás invisível e tóxico que estou sempre respirando”.

À medida que ele se tornava cada vez mais consciente de seu incessante autojulgamento e sentimentos de inadequação, sua aspiração de libertar-se de sua dolorosa prisão interior aumentou.

A – Permitindo: Fazer uma pausa para dar vida

Permitir significa deixar que os pensamentos, emoções, sentimentos ou sensações que reconhecemos simplesmente estejam presentes.

Normalmente, quando temos uma experiência desagradável, reagimos de três maneiras: acumulando o julgamento; entorpecendo-nos aos nossos sentimentos; ou concentrando nossa atenção em outro lugar.

Por exemplo, podemos ter a sensação vergonhosa de ter sido muito dura ao corrigir nosso filho. Mas, em vez de permitir esse sentimento, podemos culpar nossa parceira por não fazer a parte dele, se preocupar com algo completamente diferente ou decidir que é hora de tirar uma soneca.

Estamos resistindo à crueza e desagrado do sentimento, retirando-se do momento presente.

Nós permitimos simplesmente pausar com a intenção de relaxar nossa resistência e deixar a experiência ser exatamente como ela é.

Permitir que nossos pensamentos, emoções ou sensações corporais simplesmente não signifiquem que concordamos com nossa convicção de que somos indignos.

Pelo contrário, nós honestamente reconhecemos a presença do nosso julgamento, bem como os sentimentos dolorosos subjacentes.

Muitos estudantes com quem trabalho apoiam sua decisão de permitir que sejam silenciosamente oferecendo uma palavra ou frase encorajadora para si mesmos.

Por exemplo, você pode sentir o aperto do medo e mentalmente sussurrar “sim” para reconhecer e aceitar a realidade de sua experiência neste momento.

Permitir a criação de um espaço que nos permite ver mais profundamente em nosso próprio ser, que, por sua vez, desperta o nosso cuidado e nos ajuda a fazer escolhas mais sábias na vida.

Victor Frankel escreve: “Entre o estímulo e a resposta há um espaço, e neste espaço está nosso poder e nossa liberdade.”

Permitir cria um espaço que nos permite ver mais profundamente em nosso próprio ser, que, por sua vez, desperta nosso cuidado e nos ajuda a fazer escolhas mais sábias na vida.

Para um estudante, o espaço de permissão deu-lhe mais liberdade diante dos desejos de compulsão alimentar.

No passado, toda vez que se sentia inquieta ou ansiosa à noite, começava a pensar em sua comida favorita – uma mistura de trilhas – e consumia meio quilo antes de ir para a cama, enojada de si mesma.

Aprender a reconhecer as pistas e fazer uma pausa interrompeu o padrão.

Enquanto fazia uma pausa, ela se permitia sentir a tensão em seu corpo, seu coração acelerado, o desejo.

Logo, ela começou a contatar uma sensação pungente de solidão enterrada sob sua ansiedade. Ela descobriu que, se pudesse ficar com a solidão e ser gentil consigo mesma, o desejo passava.

I – Eu investigando com bondade

Investigar significa invocar nossa curiosidade natural – o desejo de conhecer a verdade – e direcionar uma atenção mais focada para nossa experiência atual.

Simplesmente parando para perguntar o que está acontecendo dentro de mim, pode iniciar o reconhecimento, mas a investigação acrescenta um tipo de investigação mais ativo e direcionado.

Você pode se perguntar: o que mais quer atenção? Como estou sentindo isso no meu corpo? Ou em que estou acreditando?

O que esse sentimento quer de mim? Você pode notar vazio ou tremores, então descobrir um senso de indignidade e vergonha mascarada por esses sentimentos.

A menos que você os consiga conscientizar, suas crenças e emoções inconscientes controlarão sua experiência e perpetuarão sua identificação com um eu limitado e deficiente.

A poeta Dorothy Hunt diz que precisamos de um “… espaço do coração onde tudo o que é, seja bem-vindo”. Sem essa atitude de cuidado incondicional, não há segurança e abertura suficientes para que uma verdadeira investigação ocorra.

Cerca de dez anos atrás entrei em um período de doença crônica. Durante um período particularmente desafiador de dor e fadiga, fiquei desanimado e infeliz. Na minha opinião, era terrível estar por perto – impaciente, egoísta, irritável, sombria.

Comecei a trabalhar com a RAIN para reconhecer esses sentimentos e julgamentos e conscientemente permitir que o desagrado no meu corpo e emoções simplesmente estivesse presente.

Quando comecei a investigar, ouvi uma voz amargurada: “Eu odeio viver assim.” E então, um momento depois, “eu me odeio!” A toxicidade total da auto-aversão me encheu.

Não só eu estava lutando com a doença, eu estava em guerra com a pessoa egocêntrica, irritável, que eu acreditava ter me tornado.

Inconscientemente, eu me voltei e fui mantido em cativeiro pelo transe da indignidade.

Mas naquele momento de reconhecer e permitir o sofrimento do ódio a si mesmo, meu coração começou a se suavizar de compaixão.

Aqui está uma história que ajuda a descrever o processo pelo qual passei. Imagine enquanto caminhava pela floresta, você vê um pequeno cachorro sentado ao lado de uma árvore.

Você se inclina para acariciá-lo e de repente ele avança para você, com os dentes à mostra. Inicialmente você pode estar com medo e com raiva.

Mas então você percebe que uma de suas pernas está presa em uma armadilha, enterrada sob algumas folhas. Imediatamente seu humor muda de raiva para preocupação.

Você vê que a agressão do cão surgiu da vulnerabilidade e da dor.

Isso se aplica a todos nós. Quando nos comportamos de maneiras dolorosas e reativas, é porque somos pegos em algum tipo de armadilha dolorosa.

Quanto mais investigamos a fonte de nosso sofrimento, mais cultivamos um coração compassivo em relação a nós mesmos e aos outros.

Quando reconheci como minha perna estava em uma armadilha – uma doença acrescida de auto-aversão – meu coração se encheu de tristeza e genuíno autocuidado.

A investigação se aprofundou quando eu gentilmente coloquei minha mão sobre o meu coração – um gesto de gentileza – e convidei quaisquer outros sentimentos que pudessem surgir. Uma onda de medo (incerteza para o meu futuro) se espalhou pelo meu peito, seguida por uma onda de tristeza por perder minha saúde.

O sentimento de autocompaixão desdobrou-se completamente enquanto eu mentalmente sussurrava: Está tudo bem, querida, e conscientemente ofereceu cuidado às profundezas da minha vulnerabilidade, assim como faria com um querido amigo.

Quando a intenção de despertar amor próprio e compaixão é sincera, o menor gesto – mesmo que, inicialmente, pareça estranho – lhe servirá bem.

A compaixão surge naturalmente quando contatamos conscientemente nosso sofrimento e respondemos com cuidado. Ao praticar a CHUVA da Auto-Compaixão, experimente e veja qual gesto intencional de bondade mais ajuda a suavizar ou abrir seu coração.

Muitas pessoas encontram a cura colocando gentilmente a mão no coração ou na bochecha; outros, em uma mensagem sussurrada de cuidado, ou imaginando ser banhado em luz quente e radiante.

O que importa é que, depois de investigar e relacionar-se com o seu sofrimento, responda oferecendo cuidados ao seu próprio coração. Quando a intenção de despertar amor próprio e compaixão é sincera, o menor gesto – mesmo que, inicialmente, pareça estranho – lhe servirá bem.

N – consciência amorosa natural

A consciência amorosa natural ocorre quando a identificação com o pequeno eu é afrouxada.

Essa prática de não identificação significa que nosso senso de quem somos não é fundido a nenhuma emoção, sensação ou história limitante.

Começamos a intuir e a viver a partir da abertura e amor que expressam nossa consciência natural.

Embora os primeiros três passos da CHUVA requeiram alguma atividade intencional, o N é o tesouro: um regresso liberador à nossa verdadeira natureza. Não há nada a fazer para esta última parte da RAIN ; nós simplesmente descansamos na consciência natural.

A CHUVA da auto-compaixão não é uma meditação de um só tiro, nem a realização de nossa consciência natural é necessariamente plena, estável ou duradoura.

Em vez disso, quando você pratica, pode experimentar uma sensação de calor e abertura, uma mudança de perspectiva. Você pode confiar nisso! A CHUVA é uma prática para a vida – atendendo nossas dúvidas e medos com uma presença curativa.

Cada vez que você está disposto a desacelerar e reconhecer, oh, este é o transe da indignidade … isso é medo … isso é ferido … isso é julgamento …, você está preparado para desordenar os velhos hábitos e limitar as auto-crenças que aprisionam seu coração.

Gradualmente, você experimentará a consciência amorosa natural como a verdade de quem você é, mais do que qualquer história que você já tenha dito sobre ser “não suficientemente bom” ou “basicamente falho”.

Uma amiga minha estava sentada com a mãe que estava morrendo enquanto ela estava em coma. Em determinado momento, a mãe abriu os olhos, olhou para a filha com grande lucidez e disse: “Sabe, toda a minha vida achei que algo estava errado comigo”.

Ela fechou os olhos, voltou a ficar em coma e morreu pouco depois. Para minha amiga, as palavras de sua mãe eram um presente de despedida. Eles a inspiraram a dedicar-se à atenção plena e à compaixão que nos liberta.

Cada um de nós tem o condicionamento para viver por longos períodos de tempo aprisionados por uma sensação de deficiência, cortados de perceber nossa inteligência intrínseca, vivacidade e amor.

A maior bênção que podemos nos dar é reconhecer a dor desse transe e regularmente oferecer uma chuva purificadora de auto-compaixão para nossos corações que despertam.

 

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